FAQ – Perguntas Frequentes

Como solicito assessoria técnica em arquivos para uma unidade administrativa ou acadêmica da UFF?

A assessoria técnica em arquivos é realizada por meio de inscrição em edital, publicado periodicamente pela Coordenação de Arquivos (CAR/SDC) conforme a Instrução Normativa SDC nº07 de 19 de setembro de 2023. (BS 179/2023).

Como faço para ter acesso aos documentos de Registro de Maternidade e Registro de Internação do Hospital Universitário Antônio Pedro?

Faça a sua solicitação de pesquisa junto ao Serviço de Documentação Médica do Hospital Universitário Antônio Pedro (SDM/HUAP) Av. Marquês do Paraná, nº 303, Centro, Niterói, CEP 24033-900, entre 09h e 17h. O prazo para o atendimento da solicitação de confirmação de maternidade é de 10 (dez) dias. Mais informações podem ser obtidas no telefone (21) 2629-9020 ou e-mail: ugpiaarq.huap-uff@ebserh.gov.br.

Como faço para ter acesso à informações sobre direitos e deveres trabalhistas que constam na minha pasta funcional?

Verifique no aplicativo SOU.GOV suas informações. Caso não atenda sua demanda, solicite a sua pasta funcional ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, que tomará as providencias cabíveis.

Posso ter acesso aos documentos considerados históricos, que constam no acervo arquivístico da UFF?

O acervo arquivístico de valor histórico da UFF poderá ser solicitado na página  Atendimento à pesquisa  ou no  AtoM UFF. E caso haja necessidade de realizar a reprodução de documentos, consulte a equipe técnica da CAR/SDC.

Me formei há alguns anos e preciso do meu diploma ou certificado e histórico escolar. Como faço para retira-los depois de tanto tempo?

A solicitação deve ser feita no Setor de Apoio Administrativo do Departamento de Administração Escolar (SAA/DAE/PROGRAD), localizado no 2° andar da Reitoria. Mais informações na página Procedimento para retirada de diplomas ou certificados e pelo telefone (21)2629-5437 ou pelo e-mail protocolo.prograd@id.uff.br.

Como solicito a segunda via do meu histórico escolar ou diploma?

A solicitação de segunda via de diploma e histórico escolar deve ser realizada no protocolo Geral da Reitoria (GPCA/AD) localizado no térreo da Reitoria por meio do SEI/UFF. Mais informações nas páginas: Requerimento de segunda via de diploma e Requerimento de segunda via de histórico escolar.

Como solicitar uma via do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação ou de pós-graduação lato-sensu?

 Os Trabalhos de Conclusão de Curso ou Trabalhos Finais de Curso são devolvidos aos alunos após o registro das notas. Os trabalhos não devolvidos aos alunos, após um ano do registro das notas, são eliminados.

A eliminação é feita de acordo com a Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de uso obrigatório determinado pela Portaria MEC nº 1.261, de 23 de dezembro de 2013. Verifique a página dos Editais de Ciência de Eliminação publicados pela UFF no Diário Oficial da União.

Como posso ter acesso às teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto-sensu da UFF?

As teses e dissertações produzidas na UFF podem ser livremente acessadas no Repositório Institucional da UFF ou no catálogo online. Caso não encontre a dissertação ou tese desejada nos links acima, sugerimos entrar em contato diretamente com uma das bibliotecas do Sistema de bibliotecas da UFF ou com o Programa de Pós-graduação em que foi elaborada e defendida.

Como solicito reprodução de documentos que se encontram arquivados na CAR, tais como fotos, plantas e documentos textuais?

Por motivos de conservação, a reprodução de documentos deve ser feita por meio de câmera fotográfica sem o uso de flashes. Contudo, sempre deverá ser realizada a fotografia com a aprovação prévia da equipe técnica da CAR e sob supervisão de um servidor. Os documentos reproduzidos serão referenciados conforme o Termo de Responsabilidade de Pesquisa e Divulgação de Acervos assinado pelo pesquisador. Caso o documento já tenha sido reproduzido, a cópia será a partir desta matriz já existente.

Sou aluno da UFF e gostaria de acessar documentos que entreguei à época da matrícula. Como faço?

A solicitação deve ser feita à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Setor de Apoio Administrativo do Departamento de Administração Escolar (SAA/DAE/PROGRAD), localizado no 2° andar da Reitoria. Mais informações pelo telefone (21) 2629-5437 ou pelo e-mail protocolo.prograd@id.uff.br.

Preciso de portarias, DTS, resoluções em Boletins de Serviço antigos. Como acessá-los?

As DTS,  portarias e demais atos normativos da UFF são publicados nos Boletins de Serviço. Para acesso aos Boletins de Serviço e os atos publicados mais antigos, ou seja, publicados antes de 2003 acesse a página Atendimento à Pesquisa, informando o número, data, nome completo e assunto ou ementa do ato normativo.

Preciso consultar Determinações de Serviço (DTS), resoluções, decisões e portarias publicadas no Boletim de Serviço a partir de 2003. Como acessá-las?

 Os Boletins de Serviço de 1996 a 2002 estão digitalizados e do ano 2003 em diante são totalmente digitais. Todos  estão disponíveis para consulta no site do  Boletim de Serviço (BS) da UFF

No arquivo da UFF existem documentos sobre o município de Niterói? 

A Coordenação de Arquivos da UFF tem sob sua guarda documentos produzidos e recebidos pelas  unidades de ensino e administrativas da Universidade Federal Fluminense no exercício de suas funções específicas. Seu acervo ainda abrange parte da documentação produzida pelas faculdades privadas que foram federalizadas em 1960 e pela UFERJ (1960-1965). Para saber mais sobre nosso acervo acesse a  página Acervo da Coordenação de Arquivos e o AtoM UFF.

Posso eliminar documentos produzidos ou recebidos pela UFF no meu setor de trabalho? 

No âmbito da Universidade a eliminação de documentos produzidos e recebidos é feita depois da avaliação conforme Códigos de classificação e Tabela de Temporalidade, elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos (LED) aprovada pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e demais autoridades competentes, bem como a publicação de editais de eliminação no Diário Oficial da União.

Qualquer eliminação de documentos públicos sem aprovação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e autoridade competente é passível de penalidades administrativas e penais, conforme Lei nº 9.605/1998.

Como posso enviar processos para arquivamento na Coordenação de Arquivos?

As unidades da UFF encaminham processos para arquivamento através da Gerência Plena de Comunicações – GPCA/AD, que é responsável pelos trâmites dos processos nos sistemas de controle. A partir daí, de acordo com recortes temporais, a GPCA/AD encaminha os processos à Coordenação de Arquivos – CAR/SDC. Para saber mais acesse página do Acervo da Coordenação de Arquivos 

Como posso verificar o andamento de um processo físico?

Os processos autuados fora do ambiente digital do Sistema SEI! podem ser acompanhados no Portal Transparência da UFF na sessão consulta pública a processos administrativos  

Como posso solicitar o desarquivamento de um processo?

Qualquer unidade da UFF pode solicitar o desarquivamento de processos autuados em papel. No caso, a solicitação pode ser encaminhada ao e-mail processos.car.sdc@id.uff.br informando o número do processo  objeto da solicitação e para qual setor ele deve ser enviado. 

É possível solicitar cópia digitalizada de um processo físico?

É possível fornecer às unidades da UFF a cópia digitalizada dos processos autuados em papel sob guarda do Arquivo de Processos da CAR/SDC, através do e-mail processos.car.sdc@id.uff.br

Encontrei volumes diversos de determinados processos físicos no meu setor, posso encaminhar para arquivamento?

É necessário enviar o processo autuado em papel com todos os seus volumes reunidos, para a GPCA/AD fazer a devida conferência e trâmite. Para mais  informações acesse o Portal Transparência da UFF na sessão consulta pública a processos administrativos .

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