FAQ – Perguntas Frequentes

Como solicito Assistência Técnica para uma unidade da UFF?

A Assistência Técnica deve ser solicitada na página Solicitação de Assessoria Técnica. A Coordenação de Arquivos (CAR) irá providenciar junto à unidade solicitante o agendamento de uma visita técnica, quando será passada a metodologia de trabalho, recursos técnicos e humanos necessários para a identificação, classificação e avaliação da documentação do arquivo da unidade.

Como faço para ter acesso aos documentos de Registro de Maternidade e Registro de Internação do Hospital Universitário Antônio Pedro?

Faça a sua solicitação de pesquisa junto ao Serviço de Documentação Médica do Hospital Universitário Antônio Pedro (SDM/HUAP) Av. Marquês do Paraná, nº 303, Centro, Niterói, CEP 24033-900, entre 09h e 17h. O prazo para o atendimento da solicitação de confirmação de maternidade é de 10 (dez) dias. Mais informações podem ser obtidas no telefone (21) 2629-9020.

Como faço para ter acesso à informações sobre direitos e deveres trabalhistas que constam na minha pasta funcional?

Verifique no aplicativo SOU.GOV suas informações. Caso não atenda sua demanda, solicite a sua pasta funcional ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, que nos encaminhará o seu pedido.

Posso ter acesso aos documentos considerados históricos, que constam no acervo arquivístico da UFF?

O acervo arquivístico de valor histórico da UFF poderá ser solicitado na página  Atendimento à pesquisa . E caso haja necessidade de realizar a reprodução de documentos, consulte a equipe técnica da CAR/SDC.

Me formei há alguns anos e preciso do meu diploma ou certificado e histórico escolar. Como faço para retira-los depois de tanto tempo?

A solicitação deve ser feita no Setor de Apoio Administrativo do Departamento de Administração Escolar (SAA/DAE/PROGRAD), localizado no 2° andar da Reitoria. Mais informações na página Procedimento para retirada de diplomas ou certificados e pelo telefone (21)2629-5437 ou pelo e-mail protocolo.prograd@id.uff.br.

Como solicito a segunda via do meu histórico escolar ou diploma?

A solicitação de segunda via de diploma e histórico escolar deve ser realizada no protocolo Geral da Reitoria (GPCA/AD) localizado no térreo da Reitoria por meio do SEI/UFF. Mais informações nas páginas: Requerimento de segunda via de diploma e Requerimento de segunda via de histórico escolar.

Como solicitar uma via do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação ou de pós-graduação lato-sensu?

 Os Trabalhos de Conclusão de Curso ou Trabalhos Finais de Curso são devolvidos aos alunos após o registro das notas. Os trabalhos não devolvidos aos alunos, após um ano do registro das notas, são eliminados.  A eliminação é feita de acordo com a Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de uso obrigatório  determinado pela Portaria MEC nº 1.261, de 23 de dezembro de 2013.

Como posso ter acesso às teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto-sensu da UFF?

As teses e dissertações produzidas na UFF podem ser livremente acessadas no Repositório Institucional da UFF ou no catálogo online. Caso não encontre a dissertação ou tese desejada nos links acima, sugerimos entrar em contato diretamente com uma das bibliotecas do Sistema de bibliotecas da UFF ou com o programa de pós-graduação em que foi elaborada e defendida.

Como solicito reprodução de documentos que se encontram arquivados na CAR, tais como fotos, plantas e documentos textuais?

Por motivos de conservação, a reprodução de documentos deve ser feita por meio de câmera fotográfica sem o uso de flashes. Contudo, sempre deverá ser realizada a fotografia com a aprovação prévia da equipe técnica da CAR e sob supervisão de um servidor. Os documentos reproduzidos serão referenciados conforme o Termo de Responsabilidade de Pesquisa e Divulgação de Acervos assinado pelo pesquisador. Caso o documento já tenha sido reproduzido, a cópia será a partir desta matriz já existente.

Sou aluno da UFF e gostaria de acessar documentos que entreguei à época da matrícula. Como faço?

A solicitação deve ser feita à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Setor de Apoio Administrativo do Departamento de Administração Escolar (SAA/DAE/PROGRAD), localizado no 2° andar da Reitoria. Mais informações pelo telefone (21) 2629-5437 ou pelo e-mail protocolo.prograd@id.uff.br.

Preciso consultar Determinações de Serviço (DTS) e portarias antigas. Como acessá-las?

As DTS,  portarias e demais atos normativos da UFF são publicados nos Boletins de Serviço. Os Boletins de Serviço de 2003 em diante estão disponíveis no site Boletim de Serviço (BS) da UFF – UFF Notícias . Para acesso aos Boletins de Serviço e atos publicados antes de 2003 acesse a página atendimento à pesquisa , informando o número, data, nome completo e assunto do ato normativo.

No arquivo da UFF existem documentos sobre o município de Niterói? 

A Coordenação de Arquivos da UFF tem sob sua guarda documentos produzidos e recebidos pelas suas unidades de ensino e administrativas  da Universidade Federal Fluminense no exercício de suas funções específicas. Seu acervo ainda abrange parte da documentação produzida pelas faculdades privadas que foram federalizadas em 1960 e pela UFERJ (1960-1965). Para saber mais sobre nosso acervo acesse o site da Coordenação de Arquivos e o Guia da Coordenação de Arquivos CAR/SDC

Posso eliminar documentos produzidos ou recebidos pela UFF no meu setor de trabalho? 

No âmbito da Universidade a eliminação de documentos  produzidos e recebidos é feita depois da avaliação conforme Códigos de classificação e Tabela de Temporalidade, elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos aprovada pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e demais autoridades competentes, bem como a publicação de editais de eliminação no Diário Oficial da União. Qualquer eliminação de documentos públicos sem aprovação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e autoridade competente é passível de penalidades administrativas e penais, conforme Lei nº 9.605/1998.

Como posso enviar processos para arquivamento na Coordenação de Arquivos?

As unidades da UFF encaminham processos para arquivamento através da Gerência Plena de Comunicações – GPCA/AD, que é responsável pelos trâmites dos processos nos sistemas de controle. A partir daí, de acordo com recortes temporais, a GPCA/AD encaminha os processos à Coordenação de Arquivos – CAR/SDC. Para saber mais acesse página do acervo da Coordenação de Arquivos (http://arquivos.uff.br/acervo/)

Como posso verificar o andamento de um processo físico?

Os processos autuados fora do ambiente digital do Sistema SEI! podem ser acompanhados no Portal Transparência da UFF na sessão consulta pública a processos administrativos  (app.uff.br/transparencia/consulta_processo

Como posso solicitar o desarquivamento de um processo?

Qualquer unidade da UFF pode solicitar o desarquivamento de processos autuados em papel. No caso, a solicitação pode ser encaminhada ao email processos.car.sdc@id.uff.br informando o número do processo  objeto da solicitação e para qual setor ele deve ser enviado. 

É possível solicitar cópia digitalizada de um processo físico?

É possível fornecer às unidades da UFF a cópia digitalizada dos processos autuados em papel sob guarda do Arquivo de Processos da CAR/SDC, através do e-mail processos.car.sdc@id.uff.br

Encontrei volumes diversos de determinados processos físicos no meu setor, posso encaminhar para arquivamento?

É necessário enviar o processo autuado em papel com todos os seus volumes reunidos, para a GPCA/AD fazer a devida conferência e trâmite. Para mais  informações acesse o Portal Transparência da UFF na sessão consulta pública a processos administrativos  (app.uff.br/transparencia/consulta_processo)

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