1851 – Criado o Lazareto Jurujuba, um complexo de prédios que tinha a finalidade de isolar em quarentena os viajantes estrangeiros que chegavam ao Rio de Janeiro devido aos surtos epidêmicos de diversas doenças infecciosas. No prédio funcionava um hospital.
1856 – A instituição recebeu o nome de Hospital Marítimo Santa Isabel, em Homenagem à Princesa Isabel, filha do então Imperador D. Pedro II, e foi inaugurado em 29 de julho, na data do seu aniversário de dez anos de idade.
1861 – O Hospital foi fechado, reabrindo em 1867.
1867 – Durante a Guerra do Paraguai o hospital foi cedido para o Ministério da Guerra e foram abrigados os militares doentes.
1898 – O hospital passa a ser chamado de Hospital Paula Cândido, em homenagem ao médico sanitarista Paula Cândido.
1938 – Transformou-se no Educandário Paula Cândido, que à época contava com cerca de 900 meninas.
1944 – É criada a Escola de Enfermagem, que passou a funcionar no prédio do antigo hospital.
1960 – A Escola de Enfermagem é federalizada juntamente com outras escolas e faculdades isoladas da cidade de Niterói para a criação da UFERJ, que em 1965 passou a se chamar UFF.
1977 – O Núcleo de Documentação (NDC) é transferido para funcionar no local, onde permaneceu até 1998.
1985 – É criado, de modo oficioso, o Arquivo Central, vinculado ao Núcleo de Documentação (NDC), sendo criado oficialmente em 1994, subordinado à Divisão de Arquivos (DARQ) e ao Núcleo de Documentação (NDC). Nos anos entre 1992 e 1997 o órgão funcionou em outro prédio situado à Avenida Jansen de Melo (Mequinho).
2011 – A Divisão de Arquivos (DARQ) passa por uma reestruturação administrativa e ganha o nome de Coordenação de Arquivos.
Hoje o prédio abriga a Coordenação de Arquivos (CAR/ SDC/Gabinete do Reitor).
Leia mais em: Histórico do prédio do Arquivo Central do Núcleo de Documentação da UFF