Política arquivística da UFF é aprovada pelo Conselho Universitário

Postado por Equipe CAR/SDC em 18/set/2023 - Sem Comentários

O Conselho Universitário (CUV) da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou por meio da Resolução nº 246 de 06 de setembro de 2023 a política arquivística da Universidade. O texto aprovado cumpriu os trâmites administrativos por meio do Processo SEI nº 23069.189043/2022-50.

A política arquivística da UFF estabelece a divisão de responsabilidades do corpo funcional e setores sobre os arquivos da Universidade. Cabe à Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC) o monitoramento da Política Arquivística, a coordenação do programa de gestão de documentos da UFF, a administração dos arquivos intermediário e permanente para manutenção e acesso à memória institucional.

A política arquivística da UFF aborda ainda os serviços de protocolo, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), o Serviço de informação ao cidadão (SIC), a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS), dados abertos, proteção de dados pessoais, documentos digitais e digitalizados, recursos humanos capacitação e sustentabilidade.
O documento, elaborado por Grupo de Trabalho instituído pela DTS/SDC nº12 de 01 de setembro de 2021, tem como base um amplo levantamento da legislação arquivística, das políticas arquivísticas de outros órgãos, trabalhos acadêmicos a respeito de sistemas de arquivos, bem como o contexto jurídico administrativo da UFF e da consulta ao corpo técnico da Universidade que lida com documentos arquivísticos.

Para saber mais acesse os links abaixo

Determinação de Serviço SDC nº 12 de 01 de setembro de 2021. (BS 166/2021) – Institui Grupo de Trabalho para elaborar a Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal Fluminense.

Resolução CUV nº 246 de 06 de setembro de 2023. (BS 174/2023) – Aprova a Política Arquivística da Universidade Federal Fluminense.