Instrumentos de pesquisa

Guia de Fundos da CAR

O Guia de fundos da Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação da UFF busca apresentar o acervo custodiado por esta unidade para a comunidade interna e externa, com vistas a aperfeiçoar e orientar o atendimento prestado. Ao mesmo tempo, vislumbra ampliar sua visibilidade em busca de novos perfis de pesquisadores e usuários em geral. Dessa forma, o instrumento de referência converge para a principal função de um arquivo: dar acesso a seus documentos, organizados e contextualizados para que a partir deles se possa produzir conhecimento, bem como assegurar direitos.

Os dados aqui organizados resultam de um esforço amplo e metódico desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho para Elaboração de Normas de Recolhimento, Arranjo e Descrição de Documentos Arquivísticos, constituído pela Determinação de Serviço SDC nº 78, de 17 de outubro de 2018. Foram obtidos levando-se em consideração a estrutura da Universidade até o mês de agosto de 2019. Logo, possíveis atualizações serão necessárias caso a UFF venha a passar por mudanças em sua estrutura ou reformas administrativas.

Todas as escolhas teóricas e técnicas que se apresentam a seguir levaram em conta, primordialmente, a satisfação do usuário, a realidade do Arquivo e da Universidade, as boas práticas da Arquivologia contemporânea, as orientações do Arquivo Nacional, os manuais e as normas vigentes.

À parte disso, é importante destacar que o respectivo guia não pretende ser um retrato definitivo e permanente do acervo da Coordenação e isso nem mesmo seria possível dado que a própria natureza dos arquivos exige atualizações periódicas, acréscimos e correções. Tampouco as escolhas metodológicas aqui apresentadas são atemporais, e retratam apenas o entendimento atual da equipe que o elaborou.

Assessoria Técnica

Atendimento ao Pesquisador

Instrumentos de Gestão

Avaliação de Documentos

Últimas Notícias

Transformação digital na UFF: criada Comissão sobre acervo acadêmico digital

A Universidade Federal Fluminense, através da Portaria nº 67.507 de 24 de setembro de 2020, con[...]

Exposição Virtual: 50 anos de história da Superintendência de Documentação da UFF

Por ocasião das comemorações dos 60 anos da UFF, o Sistema de Bibliotecas e Arquivos da Universidad[...]

Parecer técnico sobre o Decreto nº 10.278/2020

A Coordenação de Arquivos (CAR/SDC) da UFF torna público parecer técnico sobre o Decreto nº 10.[...]

Suspensão temporária de recolhimento de documentos permanentes

Saiu no Boletim de Serviço n º 116/2020 a DTS/ SDC nº23/2020 sobre a suspensão do recolhimento [...]
Superintendência de Documentação
Coordenação de Arquivos

Av. Prefeito Silvio Picanço, 1565, Charitas, Niterói, RJ, 24360-030
Tel/Fax: (0xx21) 2710-6060 / 3674-7819
E-mail: atendimento.car.sdc@id.uff.br / car.sdc@id.uff.br
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 09h às 18h

Como chegarMapa do site | Fale conosco

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados