Breve histórico da CAR

O Arquivo Geral (AG) da Universidade Federal Fluminense foi criado em 19 de setembro de 1985, durante a gestão do Professor José Pedro Esposel(1931-2018) como diretor do Núcleo de Documentação, atual Superintendência de Documentação (SDC).

Inicialmente o AG era composto por duas seções, a de Arquivo Intermediário e a de Arquivo Permanente, posteriormente, em decorrência das crescentes demandas da administração universitária e da necessidade de viabilizar e implementar a gestão documental na instituição, foi  criada, em 1989, a Seção de Arquivo Corrente. No ano de 1994 foi constituído o Arquivo Especial objetivando orientar a política arquivística interna referente à guarda, conservação e recuperação das informações contidas nos documentos em suportes especiais, tais como, fotografias, filmes, etc.

O Arquivo passou a existir com a denominação de Arquivo Central (AC),  por intermédio da Norma de Serviço n. 409, de 30 de março de 1994. Após a institucionalização foram recolhidos ao AC os fundos documentais das Faculdades Isoladas existentes em Niterói, tais como a de Direito, Medicina, Odontologia, Farmácia, Serviço Social e Filosofia. Estas Faculdades foram unificadas e  federalizadas em 1960, sob o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), tornando-se em 1965 a Universidade Federal Fluminense.

Diante deste fato, ficou assinalado o critério metodológico a ser adotado pela equipe técnica do arquivo, que consistiria em considerar toda a documentação pertencente às Faculdades Isoladas, produzida antes de 1960, de valor secundário, histórico e permanente, e toda a documentação posterior ao ano supracitado como pertencente à UFF, sendo, portanto, um fundo documental aberto e, inicialmente, com um volume maior de documentos de valor primário, legal e comprobatório.

As atribuições do antigo Arquivo Central eram as seguintes:

prestar orientação técnica aos órgãos da UFF, na organização da documentação corrente;

promover a transferência e recolhimento dos documentos, que já não sejam de uso freqüente, independente de  sua forma física, preservando o valor histórico, jurídico, patrimonial, técnico, acadêmico e administrativo.

No processo de desenvolvimento da área arquivística na UFF, destaca-se ainda a Norma 472, de 08.10.1996, que aprova as regras para a Transferência e Recolhimento de Documentos ao AC-NDC e a mudança do Arquivo para a nova sede situada em Charitas em 1998, que passou a ter uma Gerência de Arquivos, e posteriormente veio a ser denominada de Divisão de Arquivos – DARQ.

A Coordenação de Arquivos (CAR) foi criada pela Portaria GAR nº. 45.248, de 21 de julho de 2011. Subordinada à Superintendência de Documentação (SDC) tem por finalidade coordenar, planejar e dirigir as atividades do Serviço de Arquivo Intermediário (SAIN) e  do Serviço de Arquivo Permanente (SAPE).

Funções da Coordenação de Arquivos:

Promover políticas de informações arquivísticas na UFF por meio do Sistema de Arquivos

Coordenar a gestão de documentos na Universidade;

Assessorar tecnicamente aos órgãos e setores da UFF;

Promover a transferência e recolhimento dos documentos produzidos pela instituição, independente do suporte;

Coordenar os projetos arquivísticos com outras instituições, através de Convênios e Consultorias;

Viabilizar o acesso à informação;

Supervisionar o estágio curricular de alunos do Curso de Graduação em Arquivologia;

Divulgar o acervo, os produtos e os serviços da Coordenação.

 

Galeria de gestores:

Igor José de Jesus Garcez (2014 – atualmente)

Jorge Martins Fagundes (2012 – 2014)

Ary Alfredo Pereira Fortes (2007 – 2012)

Solange Barbosa Bittencourt (1998 – 2007)

Rosemary Gomes Paulo (1997 – 1998)

Assessoria Técnica

Atendimento ao Pesquisador

Instrumentos de Gestão

Avaliação de Documentos

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