A Coordenação de Arquivos da SDC na Agenda Acadêmica 2023

Postado por Equipe CAR/SDC em 25/out/2023 - Sem Comentários

A Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC) participou da Agenda Acadêmica 2023 da Universidade Federal Fluminense promovendo três atividades: a Oficina de Gestão de Documentos: classificação e avaliação, o Seminário Gestão de Documentos Arquivísticos na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável e o Webinar: Lançamento da plataforma de acesso e difusão AtoM UFF.

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Coordenadora, Camilla Aquino, com apoio da equipe de arquivistas da CAR/SDC, ministrou a Oficina de Gestão de Documentos: classificação e avaliação.

Os participantes –  alunos da UFF, servidores da Prefeitura de Niterói e servidores da UFF – foram apresentados aos instrumentos de classificação e avaliação de documentos, e puderam colocar os conhecimentos adquiridos em prática com a aplicação de exercícios de classificação de documentos.

O Seminário Gestão de Documentos Arquivísticos na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, realizado no dia 19 de outubro, teve como objetivo apresentar ações no âmbito da gestão de documentos arquivísticos, que contribuíssem para a preservação e acesso do patrimônio arquivístico de forma sustentável e contínua.

Estiveram presentes no seminário o Profº  Kenny Tanizaki Fonseca do Departamento de Análise Geo-Ambiental (GAG), Debora do Nascimento Superintendente da SDC, Julio Rogério Ferreira da Silva superintendente da Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP) e Luiz Antônio Affonso da Divisão de Desenvolvimento de Projetos (DDP) da SAEP.

A primeira palestra  foi da arquivista Luana Lobo, do Arquivo Nacional, que trouxe o tema “Arquivos públicos brasileiros para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil”.

Luana Lobo, “Arquivos públicos brasileiros para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil”

Na palestra seguinte, Michelle Freire, do Hospital Universitário Antônio Pedro, falou sobre “A importância da preservação do Arquivo Médico do Hospital Universitário Antônio Pedro”. Tivemos também a presença de Maria da Graça Marques, da Escola de Enfermagem da UFF, com uma palestra sobre a “Organização do acervo arquivístico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF”.

O convidado Claudio Muniz, da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, trouxe uma palestra sobre “Arquivos de arquitetura: condicionantes para gestão, preservação e acesso”. E encerrando o Seminário a Coordenadora, Camilla Aquino, junto com os arquivistas da CAR/SDC, Felipe Chagas e Mário Campos, apresentaram o projeto de “Organização de documentos técnicos da Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio da UFF”.

E por fim, no dia 20 de outubro, dia do arquivista, foi ao ar pelo canal de Youtube da Unitevê da UFF o Webinar: Lançamento da plataforma de acesso e difusão AtoM UFF.

O evento foi apresentado pela Coordenadora da CAR/SDC, Camilla Aquino, e teve em sua abertura a presença do vice-reitor da UFF Profº. Fabio Passos e da Superintendente de Documentação Debora do Nascimento.

O Profº. Drº Vitor Manoel Fonseca, Departamento de Ciência da Informação da UFF, fez uma apresentação sobre o tema “Descrição arquivística e política de descrição”. E o arquivista da CAR/SDC Andre Filgueiras apresentou os recursos e acervo da plataforma de acesso e difusão AtoM UFF.

Mais informações sobre a programação da agenda acadêmica acesse o link Coordenação de Arquivos da SDC participa da Agenda Acadêmica 2023.

Certificados disponíveis no link: http://www.extensao.uff.br/certificado/