Reitor da UFF visita Complexo arquitetônico da CAR/SDC

Postado por Equipe CAR/SDC em 10/jul/2023 - Sem Comentários

O reitor da universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Nóbrega esteve, na última quinta-feira, 06 de julho de 2023, no Complexo Arquitetônico Educandário Paula Cândido em Charitas, Niterói onde funciona o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa (Colégio Brasil-China) e a Coordenação de Arquivos, órgão da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense(CAR/SDC/UFF).

O reitor visitou a exposição “Carlos Chagas visita Niterói”, organizada pela professora Drª Aurea Grippa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da FIOCRUZ. Depois conheceu as instalações do Colégio Brasil-China.

A seguir o reitor fez uma visita técnica à CAR/SDC acompanhado pela Coordenadora de Arquivos Camilla Aquino e pelos arquivistas da unidade, que apresentaram, além das instalações do prédio, um pouco do acervo arquivístico da Universidade e as atividades desenvolvidas no Arquivo. Também participaram da visita a direção do Colégio Brasil-China Elisangela Lopes do Nascimento e Flávia Mercante, bolsistas da graduação de física da UFF, pela professora Drª Aurea Grippa e pelo Profº Dr. Evandro Tinoco Mesquita.

O complexo arquitetônico Educandário Paula Cândido

Construído no século XIX  o conjunto de edificações, com aproximadamente 3.000 m² de área construída, é voltado para a enseada da baía de Guanabara, no alto de uma elevação rochosa,na encosta do Morro do Preventório em Charitas.

Em 1853 foi inaugurado o Hospital Marítimo Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel. O sanitarista Francisco de Paula Cândido (1805-1864) instalou e começou a dirigir a instituição. Em sua homenagem, não só o hospital mas todas as instalações que o lugar abrigou, passaram a se chamar, em 1898, Paula Cândido onde atuou o médico sanitarista Carlos Chagas (1879-1934)

Posteriormente o hospital foi transformado em Preventório para abrigar crianças necessitadas de isolamento de contato tuberculoso. Nas suas dependências, mais tarde, foi estabelecida a Escola de Enfermagem e o Educandário Paula Cândido, destinado a crianças carentes. Foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac)  em 2007.

Para saber mais sobre o prédio acesse:  http://arquivos.uff.br/cronologia-do-predio-da-car/