Postado por Equipe CAR/SDC em 27/out/2023 - Sem Comentários
Com a mudança da Faculdade de Medicina para um novo prédio, o diretor da Faculdade, profº Drº. Adauto Dutra Moraes Barbosa, identificou a necessidade de tratar a documentação que está acumulada nos diversos departamentos, coordenações e secretarias da unidade acadêmica e acionou a Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC).
O primeiro passo para o tratamento da documentação foi a realização da oficina de “Gestão de Documentos: classificação e avaliação” pela CAR/SDC no último dia 24 de outubro. Participaram da oficina os técnico-administrativos da direção, dos departamentos, das coordenações de cursos e do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina.
Na oficina foram apresentados os princípios básicos da gestão de documentos e os instrumentos de gestão usados no Poder Executivo Federal: os códigos e classificação e tabelas de temporalidade de atividades meio e de atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior.
Também foram realizados exercícios práticos de classificação e orientação quanto ao acondicionamento dos documentos, formas de organização dos documentos mais comuns nos departamentos e coordenações de cursos e orientações quanto à tramitação e arquivamento de processos físicos.
A capacitação e conscientização dos servidores quanto às responsabilidades do corpo funcional da UFF na gestão de documentos está no escopo da Política Arquivística da UFF aprovada em 2023.