Postado por Marcela Thimoteo em 27/nov/2018 - Sem Comentários
O II Encontro de Arquivistas da UFF ocorreu na tarde de 26 de novembro no Campus do Gragoatá/UFF.
Participaram da mesa redonda intitulada “Experiências com Sistema Eletrônico de Informações na Administração Pública” representantes da Universidade Federal Fluminense, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional.
Natasha Levy, do Arquivo Nacional, trouxe ao público os conceitos básicos sobre documentos digitais, sobre o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!), o Processo Eletrônico Nacional (PEN) e recomendações para o uso do Sei! nos órgãos e entidades do poder executivo federal.
Larissa Bastos apresentou um panorama da implantação do Sei! nos ministérios públicos estaduais, enfatizou as etapas de implantação e os instrumentos normativos utilizados no MPRJ, que até o momento tem usado nos processos administrativos da área-meio.
Os representantes da Universidade Federal Fluminense, Kíssila Rangel, arquivista da CAR/SDC e Matheus Bersot, analista de sistemas da STI, apresentaram a gestão e preservação de documentos na implantação do Sei! na UFF. Destacando as etapas (mapeamento de processos, estudo das tipologia e classificação documental) e armazenamento dos documentos inseridos no SEI! e as perspectivas de preservação.
Por fim, foi aberto espaço para perguntas do público presente onde foram suscitadas questões sobre protocolo, a atuação de arquivistas e de analistas de TI nos diversos órgãos na implantação do Sei!, capacitação dos usuários e boas práticas arquivísticas na transição dos sistemas que estavam em uso para o Sei!
Abaixo um trecho dos debates:
Fotos: Jéssica Saldanha