Coordenação de Arquivos da UFF celebra 40 anos com homenagem ao Prof. José Pedro Pinto Esposel

Postado por Equipe CAR/SDC em 16/set/2025 - Sem Comentários

Na próxima sexta-feira, 19 de setembro de 2025, a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Superintendência de Documentação (SDC), realizará a Cerimônia de celebração dos 40 anos da Coordenação de Arquivos (CAR/SDC). Durante a programação, a CAR/SDC prestará uma homenagem ao seu fundador, o ilustre Prof. José Pedro Pinto Esposel, reconhecendo sua trajetória e contribuição fundamental para a consolidação da Arquivologia na UFF e no Brasil. Em memória do Prof. José Pedro Pinto Esposel, a homenagem será entregue a seu filho, Marcio Esposel, que o representará na cerimônia.

A Cerimônia de celebração dos 40 anos da Coordenação de Arquivos (CAR/SDC) terá início às 14h, no auditório do Bloco G no Campus UFF Gragoatá, endereço Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, São Domingos, Niterói – RJ.

JOSÉ PEDRO PINTO ESPOSEL UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS E O MAIOR RESPONSÁVEL PELA CRIAÇAO DO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

JOSE PEDRO PINTO ESPOSEL, Historiador, Arquivista e Professor da Universidade Federal Fluminense.
Prof. José Pedro Pinto Esposel

JOSE PEDRO PINTO ESPOSEL, Historiador, Arquivista e Professor da Universidade Federal Fluminense com PhD, nasceu no ano de 1931, em Niterói, é uma das personalidades de maior significância na criação da Arquivologia no Brasil, junto com outros baluartes da Arquivologia, fundaram a Associação dos Arquivista Brasileiros (AAB), sendo o escolhido para ser o seu primeiro presidente desta Associação. Graça a essa Associação fundada em 20 de outubro de 1971 que tinha como finalidade contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais da Arquivologia.

Para difundir a Arquivologia no Brasil, a Associação dos Arquivistas Brasileiros foi responsável por diversas edições do Congresso Brasileiro de Arquivologia, como também da publicação periódica da Revista da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), intitulada Arquivo & Administração.

A AAB tendo o professor Esposel com seu primeiro presente, foi responsável pela regulamentação da profissão de arquivista e de técnico de arquivos. Como professor da Universidade Federal Fluminense, prof. Esposel introduziu aspectos da Arquivologia nos cursos de História e Biblioteconomia da Universidade. O primeiro curso de Arquivologia foi criado pelo Arquivo Nacional do Brasil, que anos mais tarde fora transferida para a UNIRIO.

Abertura do 1º curso de especialização em Arquivologia,1983. Da direita para esquerda: Prof.ª Dyrce Barreto Taveira, Prof. José Raymundo Martins Romêo, Prof. José Pedro Esposel

No período de 2 a 6 de agosto de 1976, foi realizado o 1º Seminário de Arquivos Municipais promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural da Prefeitura Municipal de Niterói, através de seu Centro de Documentação Histórico-Cultural e a Universidade Federal Fluminense, por seu Departamento de Difusão Cultura. O Seminário, alcançou os objetivos previstos pela Comissão Organizadora, tendo um encerramento apoteótico quando o Reitor da Universidade Federal Fluminense, Prof. Geraldo Sebastião Tavares Cardoso anunciou que a partir do próximo ano (1977), criaria o Curso de Arquivologia na UFF. Devemos agradecer ao Prof. Esposel que sempre esteve a frente desse movimento até conseguir a realização do sonhado Curso de Arquivologia da UFF. O Prof. Esposel tinha o sonho de realizar na UFF um curso de Especialização na área da Arquivologia. Esse se realizou e a UFF o curso de especialização denominado: Curso de Especialização Sobre Planejamento, Organização e Direção de Arquivos.

Comemoração dos 25 anos do NDC – Núcleo de Documentação da UFF, 1994. Da esquerda para direita: Paulo Py Cordeiro, Aline Barros Maia, Elizabeth Schneider de Sá, José Pedro Esposel, Eliana Souza Pinheiro e Regina Célia Pereira Rosa.

Na gestão do Reitor da Universidade Federal Fluminense, o Prof. José Raymundo Martins Romeo, o Prof. José Pedro Pinto Esposel foi nomeado Diretor do Núcleo de Documentação da UFF (1983-1986). No dia 19 de Setembro de 1985, o sonho do Prof. Esposel se concretizou, quando o Reitor da Universidade Federal Fluminense se dirigiu até o Núcleo de Documentação da UFF e inaugurou o Arquivo Geral da UFF com a presença de vários diretores da própria Universidade. Hoje comemoramos 40 anos de existência, e aproveitamos a oportunidade para homenagear esse ilustre Prof. José Pedro Pinto Esposel, pelas lutas e conquistas da Arquivologia no Brasil.

(Texto de Ary Alfredo, Arquivista, CAR/SDC)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas Notícias

Superintendência de Documentação

Coordenação de Arquivos

Av. Prefeito Silvio Picanço, 1565, Charitas, Niterói, RJ, 24360-030
E-mail: atendimento.car.sdc@id.uff.br / car.sdc@id.uff.br
Telefone: (21) 2629-2318 / (21) 2629-2317
Horário de atendimento: Segunda a sexta | 8h às 17h

Como chegarMapa do site | Fale conosco

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados