CENTENÁRIO DA MEDICINA: Preservação dos arquivos e memórias de mulheres invisibilizadas no campo da medicina e sua difusão como estratégia na busca da equidade

Postado por Equipe CAR/SDC em 18/out/2024 - Sem Comentários

A Arquivista Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor, lotada na Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC),  participou como palestrante no evento elaborado pelo Health, Science & Education Lab (HSE) em comemoração ao Dia do Médico (18 de outubro).

A palestra versou sobre o projeto de extensão do qual ela e outros arquivistas da CAR/SDC fazem parte, e que busca dar visibilidade a trajetória acadêmica e profissional das primeiras mulheres formadas na Faculdade de Medicina da UFF, chamado, “Caminhos traçados: a jornada das mulheres na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense”, coordenado pelos Profº Dr. Cláudio Tinoco Mesquita e Profª Drª Fernanda Azevedo Silva.

Durante a palestra, foram apresentados alguns primeiros resultados do referido projeto de extensão, como os documentos das 5 primeiras egressas da antiga Faculdade Fluminense de Medicina, que foi absorvida pela Universidade Federal Fluminense, e estão custodiados na CAR/SDC.

Abordou-se também os principais desafios e resultados que esperamos obter com o desenvolvimento desta pesquisa. Foi um momento de muita troca e aprendizado para todas as pessoas presentes.

Grupo de pessoas em pé posando para foto

Descrição gerada automaticamente
Parte da Equipe da CAR/SDC no evento junto com o grupo de extensão coordenado pelos Profº Dr. Cláudio Tinoco Mesquita e Profª Drª Fernanda Azevedo Silva