Arquivistas da UFF participam da X edição do Congresso Nacional de Arquivologia

Postado por Equipe CAR/SDC em 18/out/2024 - Sem Comentários

Entre os dias 14 a 18 de outubro de 2024 ocorreu a décima edição do Congresso Nacional de Arquivologia (X CNA), no Auditório de Eventos do Quality Hotel e Suítes São Salvador na cidade de Salvador – BA.

O tema central foi “A Arquivologia e as tecnologias disruptivas: o arquivista na era da ciência de dados e da inteligência artificial”.

O objetivo do evento foi debater neste contexto as questões epistêmicas do objeto de estudo da Arquivologia, as adequações das práticas profissionais dos arquivistas e as alternativas tecnológicas que otimizam os serviços arquivísticos sem pôr em risco os princípios da Arquivologia.

O evento abordou os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1- Epistemologia da Arquivologia na era digital;
Eixo 2- Gestão de dados, da informação e do conhecimento em Arquivologia;
Eixo 3- Atuação profissional, práticas formativas e competências na Arquivologia frente à transformação digital;
Eixo 4- Tecnologias disruptivas e a Arquivologia;
Eixo 5- Patrimônio, cultura e diversidade na era de dados; e
Eixo 6- Gestão arquivística e preservação digital.

Durante a programação do X CNA foi realizada a V Reunião dos Arquivistas e Técnicos de Arquivos das Universidades e Institutos Federais para debater os desafios e possíveis caminhos para solucionar diversas questões em comum sobre gestão, preservação, difusão e acesso aos documentos que os arquivistas das IFES enfrentam em suas instituições.

Salão com pessoas sentadas

Descrição gerada automaticamente

Representaram a UFF no X CNA, as arquivistas: Beatriz Bahia (CAR/SDC), Ana Jaciara Abede (CAR/SDC) e Roberta Pimenta (GPCA-AD/PROAD).