Postado por em 20/ago/2014 -
Como forma de divulgar a conclusão da obra realizada na Coordenação de Arquivos, foi publicada uma matéria no site da UFF. Leia a entrevista completa dada por Igor Garcez, coordenador do Arquivo, para a Divisão de Jornalismo:
Qual a importância dessa reforma? O que mudou? Quais foram as reformas e readequações?
> A reforma nas instalações físicas da Coordenação de Arquivos da UFF possibilitou melhoras significativas tanto para o recebimento e guarda dos documentos produzidos e recebidos pela UFF, quanto para o bem-estar dos servidores e pesquisadores do Arquivo. Dentre a reforma podemos citar a reestruturação da área do telhado, a modernização das partes elétrica e hidráulica e readequações com a criação de novos espaços para guarda dos documentos, criação de uma sala para pesquisa, uma rampa de acesso aos portadores de necessidades especiais e um banheiro totalmente adaptado, atendendo às questões de acessibilidade.
A Coordenação de Arquivos pertence ou é vinculado a que setor da UFF?
> A Coordenação de Arquivos é uma unidade vinculada à Superintendência de Documentação (SDC), órgão suplementar da UFF.
Quais atividades e funções realizadas na unidade?
> A Coordenação de Arquivos é a responsável pela gestão dos documentos convencionais e digitais da UFF, assessorando tecnicamente a todos os órgãos da instituição para sua promoção, estabelecer políticas de informações arquivísticas por meio de um sistema de arquivos institucionais, viabilizar o acesso à informação, apoio à tomada de decisões e guarda de documentos permanentes em seu Arquivo Central possibilitando assim, a manutenção do conjunto documental com o intuito de preservar a memória da UFF.
As atividades da CAR são realizadas por uma equipe técnica de Arquivistas, Técnicos em Arquivos e estagiários/bolsistas, e objetivam avaliar a documentação recebida em seu Arquivo Central, após seus trâmites, com a finalidade de destiná-los à eliminação ou guarda permanente, ou ainda, mantê-los arquivados por algum tempo de acordo com seus prazos de guarda em função de possíveis demandas institucionais e legais. Conta também com os serviços de digitalização de documentos, conservação e restauração de documentos de arquivo, atendimento aos órgãos da Universidade e à sociedade, através de pesquisas no acervo documental com guarda no Arquivo Central e assistência técnica aos arquivos administrativos e acadêmicos da Universidade.
Quando foi inaugurado/criada a Coordenação de Arquivos?
Inaugurada em 19 de setembro de 1985, com o nome de Arquivo Geral da UFF.
Há quanto tempo se situa nesse endereço?
> De 1985 a 1992 funcionou no espaço onde se encontra instalado, sendo que, entre 1992 e 1998 suas atividades foram executadas no espaço do Mequinho, retornando em definitivo ao local onde está atualmente.
O prédio pertence à UFF desde quando?
> Na década de 1940 quando da fundação da Escola de Enfermagem, que nos anos 1960 foi incorporada à UFF, em sua criação.
Houve mudanças desde sua criação?
> Mudanças com relação à pintura da fachada e um reparo no telhado.