Somos + UFF: Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação realiza Exposição de Documentos Históricos da UFF

Postado por Equipe CAR/SDC em 14/abr/2023 - Sem Comentários

“Somos + UFF – Semana de boas-vindas aos estudantes”, promovida pela PROGRAD, ocorreu entre os dias 05 e 06 de abril de 2023, contando com a participação de inúmeras pró-reitorias e superintendências para apresentar suas atividades aos novos alunos e aos demais membros da comunidade acadêmica. A Superintendência de Documentação também esteve presente, e a Coordenação de Arquivos realizou a exposição de seus acervos neste evento. A escolha dos documentos foi pautada na temática da heterogeneidade e capilaridade dos arquivos na universidade, mostrando que todas as atividades desta (e qualquer) instituição, gera documentos e registra suas atividades, independente do suporte.

Somos + UFF: Exposição de Documentos Históricos da UFF. Da esquerda para a direita, Larissa (bolsista do curso de graduação de Arquivologia), Ana Abede (Arquivista), Camilla Aquino (Coordenadora de Arquivos) e Glauce Silva (Arquivista).

Para tanto, decidimos expor desde o processo de aquisição do terreno do Valonguinho, o mais antigo que temos sob custódia, até fotografias, discos de vinil, VHS, um microfilme, diplomas antigos, um exemplar da medalha Honoris Causa, entre outros. Nosso objetivo era apresentar ao público que visitava nosso estande, a variedade de documentos que são produzidos pela universidade, sua importância na memória institucional, bem como na cidade de Niterói.

Maria Thereza Sotomayor (Arquivista) apresenta a Exposição de Documentos Históricos da UFF aos estudantes.

Além disso, explicitamos qual o papel da Coordenação de Arquivos na gestão e preservação de documentos, elencando tanto as complexidades desta tarefa quanto sua importância para o entendimento do funcionamento da universidade para a atual geração, e as futuras. Mostramos que preservar requer um esforço conjunto e, memória, é coisa do futuro.

Da esquerda para a direita, Glauce Cristina Silva (Arquivista), Camilla Aquino (Coordenadora de Arquivos) e Maria Thereza Sotomayor (Arquivista) na Exposição de Documentos Históricos da UFF para a Somos + UFF – Semana de boas-vindas aos estudantes 2023.