Portal de dados abertos da UFF

Postado por Marcela Thimoteo em 20/fev/2019 - Sem Comentários

O Portal de Dados Abertos da Universidade Federal Fluminense (UFF) está disponível para a comunidade, em cumprimento às determinações do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

Os trabalhos que envolveram a elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) e a criação de um Portal de Dados Abertos são resultantes das atividades desenvolvidas pela Comissão de Dados Abertos da UFF, instituída pela Portaria nº 58.200, de 6 de março de 2017, cumprindo um dos objetivos do Comitê de Gestão da Informação da UFF.

A Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC) esteve envolvida no processo de elaboração do PDA com a participação dos servidores Igor Garcez que presidiu a Comissão e Nelson Neto. Os demais membros da Comissão atuam em diversos setores da Universidade como Ouvidoria-Geral, Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Superintendência de Comunicação Social (SCS) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O endereço do Portal é http://dados.uff.br e está alinhado com o Plano de Dados Abertos da UFF (2019-2020).

O que é o plano de Dados Abertos?

O Plano é um documento que orienta as ações para a implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da administração pública federal, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.